Coroas Protéticas

     Existem diversos tipos de coroas protéticas. São utilizadas para a reabilitação de um ou mais dentes que tenham sofrido cáries extensas, fraturas, escurecimento, na melhora da estética, desgaste ou substituição de coroas antigas ou de materiais mais frágeis. As próteses fixas, são cimentadas em um dente, que para receber a prótese sofre um preparo deixando-o em forma de cone para ser abraçado pela coroa. A higiene das próteses fixas é similar a dos demais dentes, com exceção de quando existem pônticos, que os dentistas recomendam a utilização de escovas interdentais

Fonte da Imagem: Revista da APCD

O tipo de coroa vai variar pelo material utilizado e/ou estética desejada pelo paciente.


* Coroa de Resina Acrílica: Este material é usado pelo dentista para fazer as coroas provisórias, que são usadas entre as sessões para confeccionar as coroas definitivas. São bastante frágeis e sua beleza é difícil de alcançar devido ao fraco polimento que este material adquire.

* Coroa Total Metálica: Esta é sem dúvida a coroa protética mais resistente, porém no aspecto estético ela é fraca, pois a coroa, como o próprio nome diz é metálica, ou seja, cinza. É usada em pacientes que fazem bruxismo e normalmente na arcada superior onde os dentes não são visíveis. Alguns pacientes pedem este tipo de Coroa nos dentes da frente por considerar bonito.

* Coroa Metálo-Cerâmica: Está é a composição do metal e da cerâmica, conferindo a coroa protética resistência e estética. É muito utilizada para dentes posteriores, onde a estética é fundamental

* Coroa de Cerâmica Pura: Nesta prótese são usadas dois tipos de cerâmica, uma opaca e bem resistente e por cima outra com partículas menores que conferem mais lisura a peça. Sem dúvida nenhuma esta prótese é a mais estética, conseguindo copiar perfeitamente a cor e estrutura dos dentes vizinhos.

Fonte da Imagem: http://www.laboratorioalianca.com.br/