Amálgama x Resina

Embora o amálgama esteja sumindo dos consultórios odontológicos, ainda existe a dúvida para alguns pacientes: Restauro com o "branco" ou com o "escuro"?


É indiscutível a resistência do amálgama em relação a resina fotopolimerizável, mas atualmente os dentistas contam com compósitos cada vez mais modernos e duráveis.

O amalgama não possui apenas o fator estético como desvantagem. Por se tratar de um material metálico ele pode, no momento da sua colocação no dente, como durante a corrosão ou remoção através da broca, liberar metais pesados que podem ser ingeridos pelo paciente, causando prejuízos a saúde longo prazo.

Este é o principal motivo para este material restaurador estar cada vez mais distante do dia a dia dos consultórios dentários.

Já a resina, por ter uma imensa gama de cores, pode ser feita na cor mais próxima da tonalidade do dente e muitas vezes omitindo a presença de uma restauração. Os materiais mais modernos já estão vindo com um percentual de contração semelhante ao dos tecidos dentários, aumentando a sua resitência frente as diferentes variações de temperaturas que colocamos nossa boca ao se alimentar.

Claro que não se compara a rigidez de um metal, mas os resultados tem sido muito animadores!


fonte da imagem http://www.ident.com.br/